Dom José Negri

É natural de Milão, Itália. Nasceu em 18 de setembro de 1959. Estudou Filosofia no seminário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) e Teologia, no “Studentato Teologico PIME”. Foi ordenado presbítero em 1986, em sua cidade natal. O bispo também é licenciado e mestre em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Antes do episcopado, atuou como diretor espiritual de alguns seminários do PIME e Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Brusque (SC).

Dom José Negri foi nomeado bispo auxiliar de Florianópolis (SC) em 14 de dezembro de 2005, sendo ordenado na cidade de Brusque, em março do ano seguinte, e adotou o lema episcopal “Basta-te a minha graça” (2Cor 12, 9). Ele atuou como bispo referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do regional Sul 4 da CNBB.

Em 2009, o papa Bento XVI o nomeou bispo da diocese de Blumenau. Em 2014 o Papa Francisco o nomeou Bispo coadjutor da Diocese de Santo Amaro o qual toma posse no dia 08 de dezembro de 2015 como Bispo diocesano.