Nossa Senhora Rainha da Paz

Como conclusão das invocações a Maria na Ladainha de Nossa Senhora, dirigimo-nos a ela como Rainha da Paz; aquela que nos pode ajudar a construir a paz e tornar nossa vida mais sintonizada com os desígnios de Deus.

Ser a Rainha da Paz implica certo “poder” de gerar a paz, implica em condições de construir aquele tecido de justiça, respeito mútuo e ajuda fraterna em que o bem-estar pessoal e social possa vigorar.

Maria é rainha nesse sentido, porque é mãe do Redentor, daquele que antigas visões proféticas chamaram de “Príncipe da Paz” (Is 9,5), daquele que “é nossa paz: porque fez de dois um só povo… e veio anunciar a paz” (Ef 2,14).

O título “Rainha da Paz” também está associado às aparições da Virgem Maria em Medjugorje, na atual Bósnia onde se apresentou a seis videntes como a “Rainha da Paz”. Muito se questiona sobre a veracidade das aparições. Em 2017 o Vaticano expressa a todos os fiéis que o culto e a devoção que acontecem no Santuário em Medjugorge são fidedignos, segundo as conclusões do enviado especial do Papa Francisco, o arcebispo Henryk Hoser ao Santuário.

Imagem da Rainha da Paz

Os dois significados do véu

O véu de Nossa Senhora Rainha da Paz é branco, simbolizando a pureza da Virgem Maria. Ela é pura de coração, sem manchas, sem pecado, sem falsidade, sem segundas intenções, sem mentira. Tudo o que ela diz e faz é em obediência à vontade de Deus. Ela nada faz por si mesma.

O outro significado é que o véu parece agitado pelo vento. Isto simboliza que Nossa Senhora conhece os ventos contrários da vida, as dificuldades e os momentos de falta de paz, mas ela pode trazer a paz e acalmar as tempestades.

Os gestos da Rainha da Paz

A mão direita de Nossa Senhora Rainha da Paz aponta para o seu coração. O significado deste gesto é belo e profundo. Significa que, nas tempestades da vida, o Coração de Maria deve ser nosso refúgio. Ele nos socorre, conforta e dá forças. O Sagrado Coração de Maria é um porto seguro nos momentos de dificuldades e problemas.

A mão esquerda da Rainha da Paz estendida simboliza o chamado carinhoso que ela nos faz: ‘Venha, meu filho! Para onde? Ela responde com o gesto da mão direita: “Para o meu coração!” Nele, você encontrará a verdadeira paz. A paz que só Jesus pode dar e Maria pode nos levar até Ele.

A túnica clara da Rainha da Paz simboliza o céu. Significa que a Virgem Maria está no céu e que sua mensagem provém do céu. Se ouvirmos seus ensinamentos e atendermos aos seus pedidos, ela nos levará para o céu.

As nuvens na cor lilás aos pés da Rainha da Paz simbolizam a aurora e o nascer do sol. Na simbologia cristã Jesus é o Sol da Justiça e da Paz. Portanto, as nuvens em lilás significam que o Sol da Paz vai nascer em nossa vida, se atendermos ao chamado de Nossa Senhora. Maria sempre levará todos os homens a Jesus. Ela nunca se colocou como um fim em si mesma; é sempre em Jesus e para Jesus.