A Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã, de tal forma que se pode afirmar, que a Igreja vive da Eucaristia. Este ministério não é uma simples função de distribuir a Sagrada Comunhão nas Missas ou Celebrações da Palavra ou levá-la a doentes e idosos, mas deve ser entendido como, expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao Mistério Eucarístico.

Para tal função carece uma sólida formação, com uma nítida visão de Igreja e uma participação ativa na comunidade. Cada Ministro, por ser testemunho da Ressurreição e da vida do Senhor Jesus e sinal do Deus Vivo, deve aprimorar-se na oração, praticar a penitência, conhecer e seguir os documentos da Igreja Católica, enfim, viver a Doutrina Cristã consciente de que, a sua preocupação deve estar voltada para uma relação íntima entre o Ministério e a Comunidade. Os Ministros devem estar sempre prontos para o serviço da comunidade.