História da Diocese de Santo Amaro

No dia 13 de março de 1989, o Papa João Paulo II criava a Diocese de Santo Amaro. O 1.º Bispo diocesano, D. Fernando Antônio Figueiredo, recebia das mãos de D. Paulo Evaristo Arns o báculo, símbolo de autoridade e de serviço sobre uma região que teria nos inícios de 2014 praticamente 3 milhões de habitantes.

Muitas paróquias surgiram, passando de 34 para 110, gerando inúmeras comunidades. As atividades pastorais intensificaram-se e, de 40 padres, chegamos hoje a mais de 200. O sopro divino, suscitou jovens que assumiram a vida consagrada. Também, nossa alegria espiritual perderia sua beleza e exuberância se a Diocese não tivesse leigos engajados e comprometidos com o Evangelho.

Foram criados, ao longo da Diocese, alguns Santuários, como o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que, pelos Meios de Comunicação, particularmente Rádio e Televisão, as celebrações percorrem os espaços do Brasil e de muitos outros países. Ergueram-se dois seminários para a formação de padres seculares e alguns outros para formar padres dos Institutos religiosos. Em 1993 inaugurava-se a Cúria Diocesana, que se tornou lugar referencial para a vida administrativa, pastoral e formativa dos padres e dos fiéis leigos, que periodicamente aí se reúnem para aperfeiçoar-se na vida apostólica e fraterna.